Junda de Freguesia de Bodiosa - Inauguração a Ecopista do Vouga 2023

Cerimónia de inauguração da Ecopista do Vouga agendada para dia 6 de outubro. Município de Viseu promove, no dia 7 de outubro, um passeio, a pé ou de bicicleta, ao longo de toda a extensão do traçado do antigo ramal de Viseu. 

A Ecopista do Vouga vai ser inaugurada na próxima sexta-feira, dia 6 de outubro, pelas 10H30, na Rua Adelino Azevedo Pinto. No dia seguinte, sábado, o Município de Viseu organiza uma caminhada e passeio de bicicleta pelos doze quilómetros de ciclovia pertencentes ao concelho.

A Ecopista do Vouga desenvolve-se ao longo da antiga linha ferroviária do Vouga e caracteriza-se por um pavimento com gravecimento e sobre fundação em abge, com guardas de madeira a delimitar o canal e com a respetiva sinalização horizontal e vertical, por forma a garantir a segurança e conforto dos utilizadores.

A empreitada para a execução da Ecopista do Vouga foi consignada em outubro de 2020, num investimento total de cerca de 2,8 milhões de euros, financiado pelo Turismo de Portugal. No concelho de Viseu, a empreitada da Ecopista do Vouga atravessa as Freguesias de Viseu, Abraveses, Campo e Bodiosa, num investimento total previsto de mais de 641 mil euros.

Sendo uma obra supramunicipal, a execução e fiscalização desta empreitada ficou sob responsabilidade da CIM, ao abrigo de um contrato interadministrativo entre a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIM) e os Municípios de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Viseu e Vouzela, por onde se desenvolve a Ecopista.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu e Presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, refere que "a obra permite que a zona Centro fique com uma estrutura potenciadora do desenvolvimento, à semelhança da Ecopista do Dão, um equipamento muitíssimo utilizado pelos viseenses. A ligação destas duas ecopistas é um marco na região, mais uma mostra da aposta nas boas práticas e o reforço de que, a Cidade Europeia do Desporto 2024, realmente dá importância à prática desportiva”.

No dia 7 de outubro, os munícipes viseenses e outros interessados vão poder participar numa caminhada ou passeio de bicicleta, como forma de inauguração do percurso da nova Ecopista do Vouga. Com início marcado para as 8H30 no local já mencionado acima, a atividade vai arrancar com uma aula de Fitness para ativação. O passeio conta com duas paragens, no Apeadeiro de Moselos e na Igreja Matriz de Bodiosa, onde os participantes vão ter acesso a hidratação e reforço alimentar, antes da última paragem ao quilómetro doze. O regresso à cidade (Avenida da Europa) será garantido pela organização para os participantes da caminhada.

"Município de Viseu e CIM Dão Lafões inauguram a Ecopista do Vouga". Município de Viseu, 2023.
Disponível em: https://www.cm-viseu.pt/pt/noticias/municipio-de-viseu-e-cim-dao-lafoes-inauguram-a-ecopista-do-vouga/. Acesso em: 06-10-2023.